Seguro Viagem
O seguro viagem é um item importantíssimo da viagem. E não deve ser visto como um custo, mas como um item obrigatório, uma vez que qualquer atração turística pode oferecer algum risco, mesmo que de menor proporção.
Os seguros viagens funcionam como planos de saúde temporários e os disponíveis no mercado oferecem assistência médica e hospitalar, além da cobertura por morte acidental.
Ainda há cobertura em caso de extravio de bagagem, remarcação de passagem, regresso antecipado, assistência jurídica, atrasos de voo entre diversas outras.
Em alguns casos o seguro viagem pode ser uma exigência de entrada no país. Há alguns países da Comunidade Europeia que assinaram o Tratado Schengen, e de acordo com este tratado estrangeiros são obrigados a possuir uma cobertura mínima de 30 mil euros.
Alguns dos países que fazem parte dessa área são: Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; República Tcheca; Suécia; Suíça.