Documentos
Documento de Identificação: para viagens nacionais, é obrigatório o porte da carteira de identidade original. Mas também poderão ser aceitos como documento de identificação a carteira nacional de habilitação, a carteira de identidade emitida por Conselho ou Federação de categoria profissional ou qualquer documento de identificação com foto e fé pública em todo território nacional.
Lembrando que carteiras de identidade em mau estado de conservação ou com rasuras não serão válidas.
Já para viagens internacionais, é obrigatório o porte do passaporte válido. Excepcionalmente, nos casos previstos em tratados, acordos e outros atos internacionais, o viajante poderá valer-se de cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente.
Menores de 18 anos só podem obter passaporte brasileiro e viajar para o exterior com autorização expressa dos pais, dada por escrito, com firma reconhecida, nos termos de modelos fornecidos pelo governo. A autorização é necessária mesmo que o menor viaje acompanhado de um parente próximo ou de um dos pais, sendo que neste caso basta, a autorização do outro.
Informações oficiais detalhadas e modelos das autorizações podem ser encontradas no site da Polícia Federal.
Habilitação Internacional: a maioria das locadoras não exige a Permissão Internacional de Dirigir, basta apresentar a CNH. No entanto a PDI poderá ser exigida pela policia rodoviária local durante uma fiscalização, por isso é importante fazer a habilitação internacional para se ver livre de qualquer imprevisto.
Lembre-se que a Permissão Interncaional de Dirigir só será válida se acompanhada de uma Carteira de Habilitação Nacional válida.
Visto: os vistos são documentos exigidos e emitidos por alguns países que concedem o direito de entrada e permanência em seu território por determinado período de tempo e para certas finalidades.
Há vários tipos de visto existentes entre os principais países: visto de trânsito, de turista, de trabalho, de estudante, de negócios. Cada visto é diferente do outro, por isso é preciso especificar a finalidade da sua viagem para emitir o visto adequado no período correto.
Ao planejar sua viagem, informe-se se o país de destino exige visto ou não. O órgão mais confiável para prestar essa informação é o consulado do país no Brasil. As normas sobre a exigência de vistos, que dependem de acordos diplomáticos, e os documentos necessários, que variam segundo a burocracia de cada país, estão sempre mudando.